As regras oficiais do Futsal foram revisadas visando uma melhor dinâmica na prática da modalidade.
As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).
Com as alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro e não mais pelo sinal do cronometrista.
Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Pela alteração será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar na mesma em sua metade da quadra após passe intencional de um companheiro de equipe, sem que nenhum jogador adversário tenha tocado na bola. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido. Anteriormente, o goleiro jogando em uma posição avançada poderia tocar novamente na bola após esta cruzar a linha central. Isso não é mais possível, pois o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
As alteraçãoes objetivam evitar táticas defensivas pelas quais o “quinto jogador” (goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Com as mudanças se uma equipe quiser utilizar o goleiro avançado no decorrer da partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central da quadra, caso não haja toque na bola pela equipe adversária.